O documento descreve o processo de implantação do ensino médio integral e técnico na rede estadual de ensino da Paraíba entre 2018 e 2020.
O Método ECIT (Escolas Cidadãs Integrais Técnicas) foi implementado em 100 escolas até 2020, com a meta de expansão para 127 escolas em 2021. A iniciativa surgiu a partir da constatação de que o currículo existente até então não atendia às expectativas para uma educação profissional e técnica emancipatória e da necessidade de ações específicas para o desenvolvimento do estado.
O método visa oferecer formação integral que prepare o estudante para o mundo do trabalho, estimulando a participação social, o compromisso com a comunidade e vinculando a trajetória educacional ao projeto de vida do aluno. Isso é feito por meio de um currículo por competências e habilidades, com foco na aprendizagem centrada no aluno e com a participação ativa dos professores e da comunidade.
O documento também descreve a estrutura da matriz curricular das ECITs, que inclui aulas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), componentes técnicos, formação básica para o trabalho e outras disciplinas eletivas e empreendedoras, como projeto de vida, pós-médio e intervenção comunitária.
O acompanhamento da adesão ao método é realizado por consultores que visitam as escolas periodicamente para avaliar a implementação dos pilares da metodologia.