
Série de vídeos descomplica conceitos sobre direitos humanos
Vídeos fazem parte da 1ª temporada de Pública Explica, produzido pela Agência Pública com o apoio da Fundação Itaú
Dinâmica e explicativa, a sequência de vídeos apresenta assuntos complexos, como marco Temporal, racismo ambiental e leis de cotas, de forma simples, com uma linguagem que pode ser aplicada até mesmo nas salas de aula.
Confira como foi a primeira temporada da Pública Explica:
No primeiro episódio, a apresentadora Allana Gama e o advogado Marcos Terena, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, explicam o que é o Marco Temporal e como ele impacta os direitos indígenas do país.
O segundo episódio tem como tema o funcionamento das Leis de Cotas no Brasil. A apresentadora Ethieny Karen, na companhia de especialistas, mostra diferentes perspectivas sobre o assunto.
Você já ouviu falar sobre racismo ambiental?
No terceiro episódio da série, Ethieny Karen e Gisele Brito, do Instituto de Referência Negra Peregum, apresentam o conceito de racismo ambiental e mostram quem são as populações mais afetadas pelos efeitos climáticos.
No quarto episódio, Allana Gama e Vercilene Dias, advogada da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, explicam sobre os direitos dos povos quilombolas, fazem um panorama sobre as características dos quilombos e quais são os desafios que enfrentam.
A Justiça é igual para todos?
O quinto episódio de 'Pública Explica' propõe essa reflexão e apresenta uma perspectiva sobre a ligação do racismo estrutural com as decisões judiciais brasileiras.
O último episódio da série traz para o debate uma questão presente no cotidiano de muitos brasileiros e levanta o questionamento: como um país que produz tanto pode ter tanta gente passando fome?
Allana Gama e Cleder Fontana, professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria conversam sobre como as mudanças climáticas e a distribuição de riqueza impactam esse cenário de insegurança alimentar.