Fonte
Reportar Erro
Olga Lysloff/Fundação Itaú
Notícias

Pesquisa revela que 10% das pessoas costumam ler quadrinhos

Apesar de a prática já ter sido mais popular, a leitura de gibis ainda é frequente, com a Turma da Mônica sendo a terceira obra mais marcante para os leitores


O Dia Nacional da História em Quadrinhos (30/01) destaca a forte presença dos gibis na literatura brasileira, que vão desde narrativas mais simples - destinadas às crianças - até as mais complexas - prestigiadas por jovens e adultos. Essa versatilidade torna as obras apreciadas por 10% dos leitores brasileiros, segundo revela a 6ª edição de Retratos da Leitura no Brasil.

{"url":"https://www.fundacaoitau.org.br/noticias/educacao/mais-da-metade-dos-brasileiros-nao-le-livros-aponta-pesquisa","text":"Mais da metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa","target":"_blank"}

Leia também:  Mais da metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Pró Livro, em parceria com a Fundação Itaú mostra ainda que, apesar dessa prática literária ainda estar entre as dez mais frequentes pelos leitores brasileiros, houve uma queda de nove pontos percentuais de leitores de quadrinhos, comparado com 2011.

Outro fator que aponta para a presença das histórias em quadrinhos na literatura são os títulos mais mencionados pelos leitores, com o gibi “Turma da Mônica” sendo a terceira obra mais lembrada, ficando atrás apenas da Bíblia e do “Pequeno Príncipe”.

{"url":"https://www.fundacaoitau.org.br/noticias/geral/fundacao-itau-marca-presenca-na-23-edicao-da-flip","text":"Fundação Itaú marca presença na 23 Festa","target":"_blank"}

Leia também:  Fundação Itaú marca presença na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty

O mesmo ocorre no reconhecimento dos autores, mostrando o Mauricio de Sousa – autor da “Turma da Mônica”  – na terceira posição entre os escritores mais conhecidos. Machado de Assis e Monteiro Lobato aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Quadrinhos infantis
A “Turma da Mônica” não é a única história em quadrinhos a ocupar lugar de destaque, já que o título “O Menino Maluquinho” também é citado pelos leitores brasileiros ouvidos pela pesquisa. A obra de Ziraldo é mencionada como uma das mais marcantes do país, figurando entre clássicos nacionais como “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Dom Casmurro” e “Capitães de Areia”, além de best-sellers internacionais como “Harry Potter” e “A Culpa é das Estrelas”.

Cursos para leitura
A Escola Fundação Itaú oferece cursos que contribuem para melhorar a experiência de crianças, adolescentes e adultos leitores com os livros. As formações fazem parte de uma biblioteca com mais de 140 cursos oferecidos pela plataforma. Os conteúdos são gratuitos, autoformativos e disponibilizam certificados aos participantes que concluírem seus estudos. Confira:

Infâncias e leituras
Descrição: incentivar práticas de leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecimento dos vínculos, além da participação ativa na educação.
Carga horária: 20 horas

Leitura para bebês
Descrição: desenvolver em bebês e em crianças o interesse pelos livros por meio de planejamento, atividades e seleção de títulos adequados para a primeira infância.
Carga horária: dez horas

Círculos de Leitura: um espaço de troca e conexão
Descrição: apoiar jovens no desenvolvimento de sua identidade, cidadania e relacionamento com a comunidade por meio da leitura e compartilhamento de livros em grupo.
Carga horária: dez horas

Compartilhe