
Edital avança para a fase final na seleção de pesquisadores nas áreas de educação
A iniciativa escolherá seis pesquisadores com mestrado ou doutorado em andamento ou concluído, e que tenham trajetória em educação, políticas públicas ou ciência da implementação
O edital “Ciência da Implementação na Educação Brasileira”, realizado em parceria com o Todos pela Educação, entra em sua reta final para a seleção de seis pesquisadores que irão conduzir estudos sobre a ciência da implementação de políticas públicas na Educação Básica. A última fase consiste na realização de entrevistas dos 19 projetos finalistas pelos membros do Comitê de Seleção. A previsão de divulgação do resultado é até o fim de fevereiro.
Leia mais: Evento destaca como o monitoramento e avaliação contribuem para melhorar políticas públicas
A lista dos classificados foi consolidada com base nos resultados de duas etapas anteriores. Na fase inicial, foram registradas 250 propostas de aplicação de pesquisas, das quais 90 avançaram para a segunda etapa. Após um segundo estágio de seleção, foram definidos os finalistas.
Leia mais: Estudo revela que apenas metade dos estudantes conclui estudos na idade certa
Os candidatos são pesquisadores com mestrado ou doutorado (em andamento ou concluído), com experiência nas áreas de educação, políticas públicas ou ciência da implementação. Como critério, foram levados em conta aspectos acadêmicos e de rigor científico, além da diversidade regional, racial e de gênero, visando compor um grupo diverso.
Os seis selecionados receberão uma bolsa de até R$ 3 mil durante nove meses. Os projetos de pesquisa têm como objetivos fortalecer a base de conhecimento sobre ciência da implementação aplicada à educação no Brasil; apoiar pesquisadores, contribuindo para a identificação de lacunas, desafios e oportunidades relacionadas à implementação de políticas públicas educacionais; e analisar a relação entre evidências globais e o contexto brasileiro.
- Amanda Raquel da Silva;
- Arthur Emanuel Leal Abreu;
- Bruna Henrique Caruso;
- Diego Henrique Moraes Maciel;
- Fernanda Castro Marques Rees;
- Francisco Aderlan Ferreira da Silva;
- Gabriella Carvalho Consentino;
- Giovanni Iuliano Meiera;
- Gláucia Ethel Rodrigues;
- Isana Barboza Costa;
- Karoline de Oliveira;
- Maria Bertolina Costa;
- Maria Julia Gomes Aleixo Ferreira Lima;
- Marina Katurchi Exner;
- Otavio Augusto Soares Barros;
- Pedro Murgel Hsia;
- Priscila Nunes Pereira;
- Ráren Paulo da Silva Araújo;
- Thaís Raquel Schwarzberg Milanello.
Sobre o Comitê de Seleção
O grupo é composto por até cinco membros indicados pelas organizações responsáveis pelo edital. O CIPE-FGV (Centro de Estudos em Implementação de Políticas Educacionais) e a REIPPE (Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais) integrarão o Núcleo Científico, composto por instituições responsáveis pela mentoria acadêmica e metodologia do acompanhamento das pesquisas.
Sobre o edital
A iniciativa é organizada pela Fundação Itaú e pelo Todos Pela Educação. Além da bolsa de pesquisa, os selecionados receberão participarão de uma imersão na Blavatnik School of Government, na Universidade de Oxford, no Reino Unido, em maio de 2026, com custos de viagem, hospedagem e intérprete cobertos pelo programa.
