
Cursos sobre economia criativa ganham espaço em janeiro na Escola Fundação Itaú
A plataforma recebeu oito novas formações gratuitas para educadores e profissionais da área da cultura, entre elas um mestrado e um doutorado
O início de 2026 na Escola Fundação Itaú apresentou novidades para quem está cadastrado na plataforma. Foram disponibilizados oito cursos gratuitos para profissionais da educação e da cultura, com destaque para as formações que avaliam aspectos da economia criativa na cultura e na educação profissional e tecnológica.
Leia também: Nova Escola da Fundação Itaú reúne cursos de arte, cultura e educação
Todos os conteúdos oferecidos pelo ambiente de formação da Fundação Itaú são gratuitos, autoformativos, oferecem certificados e têm duração entre quatro e 30 horas. A iniciativa também desenvolve mestrado e doutorado, porém estão com as inscrições encerradas.
Leia também: Conheça os lançamentos do último semestre da plataforma
Conheça as novidades da Escola Fundação Itaú no mês de janeiro:
Economia Criativa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Duração: dez horas
Descrição: apoia professores e educadores na compreensão e aplicação de propostas pedagógicas alinhadas aos princípios e setores da Economia Criativa
Audiovisual no Brasil: Governança e Ecossistema
Duração: quatro horas
Descrição: aborda a gestão do setor audiovisual no Brasil desde o cinema até as novas mídias e tecnologias, capacitando gestores para atuar frente aos novos agentes e às transformações do ecossistema atual.
Letramento matemático na Educação Infantil
Duração: 30 horas
Descrição: propõe construir novas formas de pensar e praticar o desenvolvimento e a aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, oferecendo oportunidades para transformar a aprendizagem em uma experiência significativa e enriquecedora.
Base legal da Educação Integral em Tempo Integral
Duração: duas horas
Descrição: apresenta fundamentos da Educação Integral em Tempo Integral, com o objetivo de apoiar gestores e equipes técnicas na compreensão das normas, no planejamento da política e na implementação qualificada da jornada ampliada nas redes de ensino.
Uso de dados e indicadores para o planejamento e gestão estratégica de políticas públicas
Duração: quatro horas
Descrição: explora conceitos, métodos e aplicações práticas que fortalecem a tomada de decisão baseada em evidências no setor público. Serão apresentadas formas de utilizar dados, indicadores e diagnósticos nas diversas etapas das políticas públicas.
PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas: a contribuição da Cultura para a dinâmica econômica
Duração: cinco horas
Descrição: mostra como a cultura e a criatividade contribuem efetivamente para a economia por meio de sua mensuração no PIB (Produto Interno Bruto). A partir de conceitos fundamentais, explora transformações na produção e no consumo e o papel estratégico da ECIC (Economia da Cultura e das Indústrias Criativas) no desenvolvimento.
Doutorado Profissional em Artes da Cena 2026
Duração: 300 horas
Descrição: Pós-graduação stricto sensu para concessão do título de “Doutor em Artes da Cena”, com área de concentração em artes da cena, abrangendo os campos de criação artística, pedagogia, gestão e mediação cultural.
Mestrado profissional em artes da cena: turma especial | Laboratório em Artes e Mediação Cultural - 2026
Duração: 450 horas
Descrição: programa de pós-graduação stricto sensu da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena) que selecionará uma turma especial para integrar o Laboratório em Artes e Mediação Cultural. Os alunos aprofundarão pesquisas e práticas artísticas ou profissionais relacionadas a uma compreensão expandida da noção de mediação cultural em seus mais diversos contextos e formatos.
Sobre a Escola Fundação Itaú
A Escola Fundação Itaú completou um ano no segundo semestre de 2025. Apenas neste período, mais de 370 mil estudantes tiveram acesso aos cerca de 150 cursos oferecidos pela plataforma. Os conteúdos são gratuitos, autoformativos e disponibilizam certificados aos participantes que concluírem seus estudos.
